As obras da unidade de urgência e emergência do Hospital Santa Casa de Ribeirão Preto aumentaram para oito o número de leitos. Além da área de Ortopedia e Traumatologia e da sala de atendimento, já entregues à população, novos espaços de observação masculina e feminina compõem a infraestrutura repaginada. Com as mudanças, tanto os pacientes quanto os profissionais poderão usufruir de ambientes seguros e confortáveis, equipados com alta tecnologia. Foram mais de 1.000m² de reformas e de ampliações nesses setores, totalizando um investimento de R$ 2,2 milhões. A recepção do Sistema Único de Saúde (SUS) e a construção do novo acesso ao Hospital (com elevador) são outros pontos contemplados no projeto.
Salas do centro cirúrgico passaram por reformas e adequações
Segundo o superintendente da Santa Casa, Marcelo Di Bonifácio, a conclusão dessas obras solidifica o compromisso do Hospital em promover melhor qualidade no atendimento. “Ainda neste ano, entregaremos os novos equipamentos de acondicionamento e de distribuição de gases medicinais e de geração de ar-medicinal, juntamente com a reforma de apartamentos no setor Tinoco Cabral. Com isso, cumpriremos o planejamento previsto para 2017”, comenta Bonifácio. Em cinco anos, foram mais de 20 obras importantes na Instituição, todas de acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), e inúmeros equipamentos adquiridos, superando os R$ 10 milhões. 

Adequados à rede de Urgência e Emergência do Programa do Ministério da Saúde e à Rede Sustentável do Programa do Governo Estadual, a Santa Casa investiu na gestão de recursos humanos e na contratação de emergencialistas. Ampliou a equipe de retaguarda em diversas especialidades médicas, além de consolidar o Núcleo Interno de Regulação (NIR) e o Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar (NAQH). “É importante destacar que a Santa Casa possui estrutura adequada para o atendimento tanto das emergências do SUS, quanto de pacientes particulares e de convênios”, ressalta Bonifacio. 

Planos futuros

Ainda para este ano, Bonifácio assegura que a terceira fase das reformas do setor de urgência e emergência será entregue, bem como a finalização da reestruturação no centro cirúrgico e no novo setor de acondicionamento de gases medicinais e geração de ar-medicinal. “Também já foram iniciadas as construções da nova lavanderia, do centro de esterilização de materiais (CME), dos vestiários dos funcionários, do departamento administrativo — com 1.000m² — e do alargamento do túnel de acesso ao setor de apoio”, conta. Seguindo o cronograma, em breve, serão inauguradas as seguintes áreas: sala de observação masculina e feminina (cada uma com sete leitos), sala de Ginecologia e Obstetrícia, sala de Oftalmologia, farmácia satélite, sala de gerência de enfermagem, sala do Núcleo de Regulação (NIR), recepções, salas de espera e sala administrativa.

Para 2018 e 2019, o plano da Instituição é a construção da nova unidade de Oncologia que terá acesso, direto e exclusivo, de outra unidade ambulatorial anexa ao prédio do Hospital e da nova sede do Plano Santa Casa Saúde. “As obras e os investimentos em aprimoramentos permitem aos pacientes, tanto do SUS quanto conveniados e particulares, encontrarem aqui uma estrutura moderna, com equipamentos de alta tecnologia e com profissionais qualificados”, reforça o superintendente.

Com todas essas modificações, espera-se a obtenção da acreditação hospitalar “nível de excelência” pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), um sistema de avaliação e de certificação da qualidade de serviços de saúde. “A acreditação pela metodologia ONA é um objetivo traçado pela diretoria da Santa Casa há dois anos e, logicamente, as reformas e adequações fazem parte desse contexto. Com esse planejamento estratégico, pretendemos trazer ainda mais qualidade e segurança para o paciente, umas das condições exigidas pela ONA”, finaliza Bonifácio.

Modernas instalações

Urgência e Emergência: Mudanças completas, localização da “Sala Vermelha” próxima a entrada da unidade, estruturação das salas de observação (masculina e feminina), consultório de Ginecologia e Obstetrícia, construção da sala de Oftalmologia, salas de gesso e curativos, implantação de farmácia satélite, acesso à sala do Núcleo de Interno de Regulação, ampliação para oito leitos, novos equipamentos e móveis hospitalares.

Centro Cirúrgico: reforma total da unidade, instalação de rede de gases medicinais e elétrica, revestimento hospitalar nas paredes, sistema IT Médico em todas as salas, troca dos lavatórios de inox, tratamento e impermeabilização dos pisos, revisão dos telhados, aquisição de focos de LED e de mesas automatizadas, equipamentos novos (carrinhos de anestesia, monitores multiparamétricos, arco cirúrgico, dentre outros).

Apartamentos Tinoco Cabral: reforma dos banheiros, troca das janelas dos quartos, novos aparelhos de ar-condicionado, revestimentos nos armários, instalação de régua de gases medicinais, aquisição de camas e de móveis.

Santa Casa de Ribeirão Preto
Av. Saudade, 456, Campos Elíseos
Tel.: (16) 3605.0606
www.santacasarp.com.br