“Nossa missão é oferecer um tratamento mais resolutivo para a população”, reforça Dr. PedroA cada ano no Brasil, cerca de 130 mil pessoas  morrem vítimas de traumas e outras 450 mil ficam com sequelas. No Estado de São Paulo, esse tipo de lesão causa aproximadamente 15% das mortes. Em função da elevada demanda por atendimento especializado na área, o Hospital São Lucas, de Ribeirão Preto, montou o primeiro Centro de Trauma privado do interior do país. Grupos de apoio e de diagnóstico fazem parte da equipe multidisciplinar montada para oferecer esse serviço que envolve as seguintes especialidades: Cirurgias Plástica, Bucomaxilofacial e Vascular; Hemoterapia; Neurocirurgia e Neurologia Clínica; Ortopedia; Radiologia; Radiologia Intervencionista e Terapia Intensiva para adultos e crianças. 

Porta de entrada do politraumatizado, o Pronto Atendimento foi ampliado. Uma nova sala foi totalmente equipada e reúne maca de transporte e de procedimentos com equipamentos específicos para trauma, como monitores e Ranger (sistema de aquecimento de sangue e de fluidos), agulhas intraósseas, entre outros itens necessários ao socorro dos pacientes nesse estado. Presidente do Grupo São Lucas, Dr. Pedro Antônio Palocci reconhece que são crescentes o volume e a gravidade das fraturas, em função, por exemplo, do aumento do número de acidentes de trânsito. “Diante disso, a missão do São Lucas é oferecer um serviço de qualidade, capaz de salvar vidas e garantir um tratamento mais resolutivo à população”, reforça o médico.

Centro cirúrgico foi remodelado e modernizadoCom investimentos em torno de R$ 700 mil, a unidade conta, ainda, com equipamentos específicos para o atendimento de casos de acordo com sua complexidade, assim como com profissionais treinados e certificados (médicos e enfermeiros) para lidar com os mais variados tipos de urgência. Tanto a equipe de apoio quanto a de atendimento estão habilitadas para dar maior agilidade aos protocolos médicos. “Buscamos a total interação entre as equipes de atendimento pré-hospitalar e hospitalar, garantindo maior presteza no serviço disponibilizado”, assegura Pedro Palocci.
O Hospital possui, também, uma equipe de Neurologia 24 horas que dá o apoio ao Serviço de Trauma. A estrutura do pronto-socorro envolve médicos e enfermeiros, que, além de garantirem uma resposta rápida ao resgate, são os primeiros a ter o contato com o paciente. O atendimento é realizado por escala de gravidade e segue protocolos internacionais, com medição do tempo de tratamento e rigoroso acompanhamento em todas as etapas, desde a entrada do paciente na emergência até a chegada ao quarto, após o seu completo restabelencimento.

O Centro de Trauma atende aos usuários de planos de saúde, que poderão dar entrada ao Hospital, encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), pelo Corpo de Bombeiros, transferidos de outros hospitais e prontos-socorros de Ribeirão Preto e região ou, ainda, vindos de casa, vítimas de traumatismos domésticos.

Estrutura completa
• Moderna Unidade de Emergência, preparada para receber os casos de alta complexidade com segurança e excelência
• A equipe formada por especialistas em traumas e emergência
• Equipamentos avançados para diagnóstico e tratamento
• Atendimento por escala de gravidade, seguindo protocolos internacionais, com medição do tempo de tratamento e rigoroso acompanhamento em todas as etapas

Hospital São Lucas
Rua Bernardino de Campos, 1426, Ribeirão Preto
Tel.: (16) 4009.0020
www.gruposaolucas.com.br
www.facebook.com/SaoLucasRibeirao 
@SaoLucasRibeirao