Marcos Antônio Rossi
Graduou-se em Medicina pela FMRP em 1968 e logo começou a se dedicar às pesquisas. Fez importantes contribuições nos campos da Patologia Vascular e Patologia Tropical, além de ter publicado mais de 250 trabalhos científicos completos em periódicos de circulação internacional. Segundo o Institute for Scientific Information (ISI), é um dos cientistas brasileiros mais citados na literatura mundial nas áreas de Patologia e Cardiologia. Dedicou muito tempo disseminando e aperfeiçoando pesquisas e influenciou muitos laboratórios no país. Foi o primeiro microscopista eletrônico da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e teve mais de 60 projetos financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Faleceu em 9 de maio de 2013. 



André Jacquemin
Nasceu em Baranzy, na Bélgica, em 7 de setembro de 1942 e se formou em Psicologia pela Université Catholique de Louvain. Chegou a Ribeirão Preto com a família em 1966, a convite da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Foi um dos pioneiros na implantação do curso de Psicologia na unidade. Atuou como chefe do Departamento de Psicologia, diretor e vice-diretor da faculdade. Dedicou-se ao ensino, à pesquisa e à aplicação de técnicas de avaliação psicológica e publicou diversas obras. Criou, também, várias estruturas de atendimento dentro do campus da USP de Ribeirão Preto, como o Centro de Psicologia Aplicada, o Centro de Pesquisas em Psicodiagnóstico e o Centro de Orientação Psicopedagógico. Faleceu no dia 1º de setembro de 2017. 



Sada Assed
Formada pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP/USP-RO), Sada concluiu o doutorado em Odontopediatria na mesma instituição, em 1970. Atuou por mais de 40 anos no Departamento de Clínica Infantil da faculdade. Foi professora titular e diretora. Sua produção científica foi vasta e orientou as bases para o desenvolvimento da Odontopediatria. O livro de sua autoria “Odontopediatria: bases científicas para a prática clínica” é um dos guias da profissão. Sada publicou, ainda, cerca de 70 artigos em periódicos especializados e 97 trabalhos em anais de eventos. Elaborou, no decorrer da carreira, cerca de 160 itens de produção técnica e esteve presente em diversos eventos pelo Brasil. Faleceu aos 72 anos, em 3 de setembro de 2014.



José Antônio Apparecido de Oliveira
Graduou-se e se formou doutor em Otorrinolaringologia pela USP de São Paulo. Foi médico voluntário do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto quando ingressou como médico assistente. Mais tarde, em 1985, tornou-se professor titular em Otorrinolaringologia do Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia da Cabeça e do Pescoço. Foi o responsável por ampliar o quadro de docentes e especialistas do departamento, e pela criação do setor de Fonoaudiologia do Hospital das Clínicas. lutou pela criação do curso de graduação em Fonoaudiologia na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), que se concretizou em 2003. José Antônio foi presidente da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia, em 1991, e realizou o primeiro implante coclear do Hospital das Clínicas, em 2004. Faleceu em 6 de novembro de 2017.
 

Leia Também