Para ele, o segredo da longevidade é a prática constante de atividades físicasPoucos minutos de conversa ao telefone são suficientes para ser contaminado com a alegria e a disposição de Manoel Martins de Sousa, conhecido como Neca, que é, segundo a própria definição, fascinado pelo conhecimento — não apenas representado em suas inúmeras formações acadêmicas, mas também na forma das pesquisas que faz sobre qualidade de vida, que o levaram a adotar hábitos regrados e dedicados ao esporte. “Fiz diversos cursos de administração, sou formado em teologia e também estudei marketing. Gosto de aprender sobre temas variados e estar em constante evolução pessoal”, comenta o aposentado. 

Aos 50 anos, Neca percebeu que, para continuar praticando atividades físicas, precisaria abandonar o cigarro. Assim que deixou de fumar, passou a cuidar mais da saúde e da alimentação. Os novos hábitos melhoraram a rotina. “Sempre fui cuidadoso com minha saúde. Ainda hoje, corro e faço musculação três vezes por semana. Apesar de cuidar bem da minha alimentação, não abro mão de um bom chope com os amigos aos finais de semana”, acrescenta.

Comprometido com a própria saúde, o empresário mantém o check up anual em dia. Além dos exames, Neca sabe que uma dose diária de bom humor é fundamental para prevenir (ou curar) qualquer enfermidade. “A disposição é a minha melhor amiga e agradeço todos os dias por poder compartilhar com meus amigos e familiares tudo aquilo que aprendi até hoje”, conclui o octagenário.

Música como companheira 
Além do cuidado com a alimentação e dos hábitos saudáveis, seu Neca tem como princípio o voluntariado. Para arrecadar alimentos para entidades assistenciais, realiza shows beneficentes. Segundo o aposentado, esta é uma forma de ajudar o próximo fazendo aquilo que mais gosta: tocar saxofone. “Nessas ocasiões, aproveito para unir diversas atividades que amo: tocar meu instrumento, dar minha contribuição solidária, estar entre amigos e oferecer a eles minha música”, lista o aposentado.
Procura cumprir à risca o ditado “mente sã e corpo são” e alerta: o estilo de vida adotado durante a passagem dos anos irá definir como será a vida de cada um na velhice. “Atitudes saudáveis exigem de nós algumas renúncias, como, por exemplo, dos hábitos noturnos. Essa foi a minha opção, depois de muitos anos me apresentando como músico”, ressalta. 

Viagens e família 
Ativo e sedento por conhecimento, Neca tem entre seus programas favoritos, claro, as viagens. Procura manter no calendário dois passeios por ano e de todos eles traz uma história especial. “Entre os inúmeros roteiros que já fiz, conhecer Jerusalém foi importante e me fez sentir de perto uma emoção especial”, exemplifica. Sempre na companhia da família, Neca afirma que, para ser feliz, nada é mais importante do que estar bem consigo mesmo. 

Leia Também

Harmonia do sorriso

Harmonia do sorriso

Seguro saúde

Seguro saúde